Descrição do projeto

ICAM

O projeto ICAM consiste num algoritmo que, automaticamente, atualiza diariamente uma base de dados com todas as novas publicações científicas indexadas nos três principais repositórios para a área biomédica: PubMed, BioRxiv e MedRxiv.

O projeto dispõe de uma equipa de revisores voluntários composta por médicos, investigadores e estudantes de Medicina que efetuam a revisão sistemática das novas publicações, identificando os artigos mais relevantes e criando uma sinopse em português para publicação direta no website associado, ficando toda a informação agregada por área de relevância clínica, de forma a facilitar a sua consulta. A plataforma permite ainda a subscrição para alertas sobre atualizações dentro das áreas específicas de interesse e um link de acesso aos artigos originais revistos.

A partilha de conhecimento científico é fundamental para auxiliar o desempenho dos profissionais de saúde no combate à pandemia de COVID-19, considerando as incertezas que ainda subsistem relativamente ao novo coronavírus.

Esta plataforma aberta permite um acesso rápido à informação científica relevante e atualizada sobre a COVID-19 pelos profissionais de saúde, para os apoiar diariamente na tomada de decisões clínicas.

O projeto ICAM consiste num algoritmo que, automaticamente, atualiza diariamente uma base de dados com todas as novas publicações científicas indexadas nos três principais repositórios para a área biomédica: PubMed, BioRxiv e MedRxiv. O projeto dispõe de uma equipa de revisores voluntários composta por médicos, investigadores e estudantes de Medicina que efetuam a revisão sistemática das novas publicações, identificando os artigos mais relevantes e criando uma sinopse em português para publicação direta no website associado, ficando toda a informação agregada por área de relevância clínica, de forma a facilitar a sua consulta. A plataforma permite ainda a subscrição para alertas sobre atualizações dentro das áreas específicas de interesse e um link de acesso aos artigos originais revistos. A partilha de conhecimento científico é fundamental para auxiliar o desempenho dos profissionais de saúde no combate à pandemia de COVID-19, considerando as incertezas que ainda subsistem relativamente ao novo coronavírus. Esta plataforma aberta permite um acesso rápido à informação científica relevante e atualizada sobre a COVID-19 pelos profissionais de saúde, para os apoiar diariamente na tomada de decisões clínicas.

Visitar site