artigo juan novo modelo gestao header 02 21 pt 1

Chegou o momento! Temos que pôr mãos à obra e começar a trabalhar na recuperação das nossas empresas. É necessário começar a endereçar os desafios que se avizinham, utilizando como base o conhecimento, já consolidado, do impacto da pandemia nas organizações. 

Não há dúvida de que a AÇÃO e a digitalização estão no centro da agenda para o relançamento da economia. Para isso, é preciso, em primeiro lugar, aferir o estado da situação das organizações, para se perceber se a maturidade digital está adequada à implementação da: 

  1. Transição digital – O início da digitalização das organizações. Associado a isto está a criação da presença online (website, redes sociais) e da digitalização de alguns processos.
  2. Transformação digital – A implementação de plataformas que coloquem o negócio assente ou altamente complementado no online. Colocação de ferramentas Cloud de suporte à decisão e desmaterialização (total ou próximo do total dos processos).
  3. Aceleração digital – Utilização do digital para escalar o negócio para outros setores ou mercados.  

artigo juan novo modelo gestao imagem1 02 21 pt

Esta ordem de digitalização, discutível, serve apenas para consciencializar as empresas de que existem diversos estados de maturidade e que é necessário aferir que processos, soluções ou mecanismos é necessário implementar, para se poder avançar nas várias fases, para levar as empresas a um novo patamar de evolução digital. 

Para isso, é preciso a ação. Ação de olhar para o digital ou para o online de uma forma diferente. Pensar o negócio de forma a dar uma resposta assente em tecnologia, reforçada pela participação ativa dos empresários/empreendedores na implementação de soluções de base digital. Não é necessário transformar o produto, mas é preciso transformar o negócio.  

Olhar e inscrever-se em marketplaces, implementar novas tendências (BigData, inteligência artificial, Business Intelligence, soluções cloud, IoT) e elencá-las nos modelos existentes. Reforçar a inovação e a comunicação. Tudo isto é fundamental para se poder reestruturar modelos e relançar as empresas, assentes em novas capacidades e competências, para garantir o fundamental: o crescimento e a continuidade do negócio. 

artigo juan novo modelo gestao CTAebook 02 21

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.