Uma questão comum colocada pelos empresários é essencialmente: para que é que serve a consultoria?
Se também tem esta dúvida, hoje iremos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre Consultoria.
Muitas vezes, um olhar externo é capaz de promover e apresentar-lhe soluções otimizadas para a sua empresa como, por exemplo, softwares ou hardwares adaptados às suas necessidades ou a implementação de boas práticas de negócio.

Mas afinal, o que é Consultoria?

A consultoria é um serviço prestado por um profissional ou empresa de um setor específico a outro profissional ou empresa.
O objetivo de um serviço de consultoria é analisar as necessidades do cliente, identificar soluções, recomendar ações de melhoria e viabilizar um projeto detalhado, com a finalidade de aperfeiçoar as práticas já executadas pelo cliente.

A importância da consultoria

O apoio especializado para a definição e resolução de um problema minimiza as chances de falha da sua resolução. No panorama de um mercado cada vez mais exigente, a minimização de falhas é uma grande vantagem competitiva.
O serviço de consultoria não serve apenas para apoiar soluções de problemas. Pode ser também essencial para melhorar processos e atividades e, justamente, evitar que problemas aconteçam.

Vantagens de subcontratar um serviço de consultoria?

Ter uma empresa a prestar-lhe serviços de consultoria pode ser muito mais vantajoso do que aquilo que possa imaginar.

1. Maior imparcialidade

Graças ao seu vasto conhecimento das ofertas existentes no mercado, as empresas de consultoria, acabam por ser imparciais, elegendo sempre soluções de qualidade em detrimento de preços baixos e ofertas sem qualidade.

2. Disponibilidade constante

Sabe que tem sempre alguém disponível para ajudar a resolver qualquer problema com que a sua empresa se depare, com soluções adaptadas ao seu negócio.

3. Maiores conhecimentos

Uma empresa que realiza serviços de consultoria tem, por norma, profissionais com um amplo conhecimento do mercado, podendo optar pelas melhores soluções, de acordo com as suas necessidades.

Quando contratar uma consultoria empresarial?

Nem sempre é fácil saber quando a sua empresa necessita de uma consultoria empresarial.
Porém, enumeramos algumas situações que podem ser resolvidas com a ajuda de um olhar externo.

Para corrigir processos internos

Falta de padronização sobre como realizar as atividades. Um consultor realiza o mapeamento dos processos e propõe melhorias.

Para crescer

A empresa está a crescer e os gestores não sabem bem qual deve ser o próximo passo. Um profissional de fora consegue analisar estrategicamente para a situação e sugerir novos caminhos.

Para aumentar a produtividade

A equipa está desmotivada e os gestores não têm tido sucesso em ações de incentivo à motivação. Uma consultoria de gestão de pessoas pode melhorar a produtividade dos colaboradores.

Para aumentar as vendas

Os clientes estão insatisfeitos e as vendas diminuíram. Um consultor pode analisar a situação e apresentar um plano de ação para reverter esse quadro.

Diferentes tipos de consultoria

Há diferentes tipos de consultoria que pode contratar para sua empresa. Os tipos de consultoria podem variar de acordo com a área que necessita desse suporte.
Listamos abaixo os principais tipos de consultoria disponíveis.

Consultoria de Gestão Empresarial

Pode atuar nas mais diversas áreas, como logística, recursos humanos, finanças, marketing, jurídica e outros.

Consultoria Financeira

O objetivo de uma consultoria financeira é analisar, planear e traçar estratégias financeiras.

Consultoria de Marketing

O foco da consultoria de marketing é o relacionamento da empresa com o seu mercado.

Consultoria de Recursos Humanos

Uma consultoria de RH tem o poder de avaliar todo o quadro de funcionários de uma empresa e examinar as práticas implementadas.
Consultoria de Gestão de Riscos
Uma consultoria em gestão de riscos em a função de analisar os possíveis riscos que a empresa poderá enfrentar, associados a escolhas estratégicas e operacionais.

Realize uma avaliação para definir se necessita de contratar uma consultoria empresarial e, se for o caso, selecione o tipo de consultoria que melhor se adequa às suas necessidades. Escolha o parceiro certo para o ajudar em todo o processo.

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.