Guia Eletrónica de Acompanhamento de ResíduosA Guia Eletrónica de Acompanhamento de Resíduos (EGAR) é um sistema utilizado em Portugal para o rastreamento eletrónico de resíduos. Trata-se de uma ferramenta que serve para gerir o movimento e o descarte de resíduos no país, garantindo ao mesmo tempo a conformidade com as regulamentações nacionais e da União Europeia em matéria de gestão de resíduos.

O sistema EGAR é gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente e é utilizado por várias entidades envolvidas no processo de gestão de resíduos, tais como produtores, transportadores e instalações de tratamento e descarte. Estas entidades são obrigadas a registar e a acompanhar o movimento e o descarte de resíduos através do sistema EGAR.

O sistema EGAR foi criado com o objetivo de melhorar a transparência e a rastreabilidade da gestão de resíduos em Portugal, facilitando a implementação de medidas de prevenção e redução de resíduos. Permite aos produtores, transportadores e instalações de tratamento e descarte acompanhar de forma simples o movimento e o descarte de resíduos, garantindo que estes são geridos de forma ambientalmente responsável.

O sistema EGAR é uma ferramenta fundamental para a gestão de resíduos em Portugal e ajuda a garantir que o país cumpre as suas metas e obrigações no que diz respeito à gestão de resíduos, tanto a nível nacional como da UE. É um elemento fundamental dos esforços de Portugal no sentido de reduzir os resíduos e proteger o ambiente, desempenhando um papel crucial no alcance dos objetivos de sustentabilidade do país.

Curiosidade: Sabia que a Algardata tem um Software com certificação EGAR chamado SIGER? Saiba tudo sobre este software de gestão de resíduos aqui.

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.