artigo NFT header 05 21 PT 1

Mesmo que ainda não saiba o que são NFTs, o mercado de coleções digitais já movimenta milhões de dólares e está a chamar a atenção do público em geral.

NFTs, o acrónimo por que mais são conhecidos online, são a última grande moda da internet. Os Non-Fungible Tokens (Tokens Não Fungíveis) são derivados do universo das criptomoedas e, apesar de não serem propriamente uma novidade, voltaram em grande nos últimos tempos com uma parte do mercado da arte a investir neste novo modelo de transação.

Ao contrário das criptomoedas, onde todos os tokens são criados igualmente, os tokens não fungíveis são únicos e têm uma quantidade limitada.

Os NFTs são um dos principais componentes de uma nova economia digital, baseada na tecnologia blockchain. Vários projetos implementam os NFTs para diversos casos de uso, como jogos, artes plásticas, identidade digital, licenciamento e certificados.

À medida que a emissão dos NFTs é cada vez mais fácil, novos tipos de ativos são criados diariamente. Continue a ler para descobrir o que são NFTs, para que podem ser usados e porque têm tido tanto sucesso.

O que é um token não fungível (NFT)?

Os tokens NFT ou tokens não fungíveis são uma solução criada para permitir representar objetos com qualidades únicas, indivisíveis e irrepetíveis dentro de um blockchain. Um token não fungível é um tipo de token criptográfico numa blockchain, que representa um ativo exclusivo. Podem ser ativos totalmente digitais ou versões tokenizadas de ativos do mundo real. Como os NFTs não são intercambiáveis entre si, podem funcionar como prova de autenticidade e de propriedade no mundo digital.

Fungibilidade é o atributo pertencente aos bens móveis que podem ser substituídos por outros da mesma espécie. Significa que as unidades individuais de um ativo são intercambiáveis e essencialmente indistinguíveis uma da outra. Por exemplo, moedas fiduciárias são fungíveis, uma vez que cada unidade é intercambiável com qualquer outra unidade equivalente. Por exemplo, uma nota de 5 euros é intercambiável com qualquer outra nota de 5 euros genuína. Essa é uma propriedade fundamental para um ativo que visa atuar como um meio de troca.

A fungibilidade é uma propriedade desejável para a moeda, visto que permite a troca livre. Porém, essa não é uma característica benéfica para itens colecionáveis. E se, em vez disso, fosse possível criar ativos digitais idênticos à Bitcoin, mas adicionar um identificador exclusivo para cada unidade? Isso tornaria cada uma delas diferente de todas as outras unidades, ou seja, não fungíveis. Em suma, essa é a definição de um NFT.

Como funcionam os NFTs?

artigo NFT imagem1 05 21

O NFT é geralmente desenvolvido com o mesmo tipo de programação que a criptomoeda, como Bitcoin ou Ethereum, mas é aí que termina a semelhança.

Não é possível falar de tokens não fungíveis sem mencionar o blockchain, a tecnologia utilizada para viabilizar as operações. Esse sistema é capaz de computar milhares de transações através de diferentes máquinas espalhadas, onde cada utilizador é responsável por distribuir o registo, evitando fraudes e descentralizando o controlo.

A natureza descentralizada do blockchain proporciona uma grande margem de segurança, que permite que as informações armazenadas na cadeia sejam bastante seguras, o que promoveu o surgimento de um mercado em torno de NFTs.

Os tokens não fungíveis podem ser transferidos entre as aplicações com uma certa facilidade, desde que o proprietário autorize. Os itens podem ser encontrados em mercados abertos que fazem a conexão entre os compradores e vendedores e, assim como as criptomoedas, podem sofrer grandes alterações de preço baseadas no interesse que o público tem neles.

artigo NFT imagem2 05 21

Como podem ser utilizados?

Os NFTs podem ser utilizados para vender qualquer item exclusivo. Por exemplo, há quem venda obras de arte, mas também pode ser um canal de venda de GIFs, músicas, códigos, jogos, conteúdos exclusivos de artistas, ilustrações e fotos.

Os NFTs estão a revolucionar o marketing de influência por permitirem que os seguidores comprem um produto com origem direta do seu influenciador. Os criadores conseguem ter mais autonomia para a monetização de suas criações e os fãs conseguem acesso a um conteúdo exclusivo que pode ter grande valorização.

Conheça alguns projetos que utilizaram tokens não fungíveis:

artigo NFT imagem3 05 21

CryptoKitties

CryptoKitties é um jogo construído na Ethereum que permite aos jogadores colecionar, criar e trocar gatos virtuais. Cada CryptoKitty pode ter uma combinação de diversas características, como idade, raça ou cor. Cada um deles é único e não pode ser trocado. O CryptoKitties é um exemplo interessante de um caso de uso blockchain que não é uma moeda, mas algo usado para recreação e lazer. Estes gatos virtuais movimentaram milhões de dólares e algumas das unidades foram vendidas por centenas de milhares de dólares.

artigo NFT cryptokitties 05 21

My Crypto Heroes

My Crypto Heroes é um RPG multiplayer (role-playing game), onde os jogadores podem evoluir os seus heróis através de batalhas e missões. Os heróis e itens do jogo são emitidos como tokens na blockchain da Ethereum.

artigo NFT criptoheroes 05 21

Decentraland

O Decentraland é um mundo de realidade virtual descentralizado, onde os jogadores podem adquirir e trocar pedaços de terra virtual e outros itens NFT dentro do jogo.

artigo NFT decentraland 05 21

Gods Unchained

Gods Unchained é um jogo de cartas colecionáveis em que as cartas são emitidas como NFTs na blockchain. Uma vez que cada carta digital é única, os jogadores podem negociá-las como se fossem cartas reais.

artigo NFT gods unchained 05 21

Os colecionáveis digitais direcionam a tecnologia blockchain para caminhos totalmente novos, deixando um pouco de lado as aplicações financeiras tradicionais. Ao representar ativos físicos no digital, os NFTs são uma parte vital, não apenas do ecossistema blockchain, mas da economia em geral. São já muitos os casos de uso e este mercado ainda apresentará várias inovações empolgantes para essa promissora tecnologia.

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.