Cultura organizacional hero

A cultura organizacional dita a forma como os colaboradores percecionam uma organização. 

A sua organização tem a sua própria cultura, que pode ser descrita como o ambiente ou a atmosfera que as pessoas sentem no seu local de trabalho, estando também relacionada com a sua visão e objetivos. 

Quando a cultura é bem definida, a empresa adquire uma série de vantagens competitivas, a partir de valores enraizados em cada componente das suas equipas. Desta forma, existe uma trajetória coerente, que contribui para o crescimento em conjunto. 

Se deseja definir, implementar ou melhorar a sua cultura empresarial, continue a ler este artigo. 

 

O que é cultura organizacional? 

Cultura organizacional define-se como um recurso estratégico, formado por um conjunto de crenças, valores e normas que influenciam o clima de uma empresa. Essa cultura empresarial é importante para as organizações pois permite guiar e alinhar os comportamentos dos colaboradores e a forma como a empresa conduz os seus negócios. Nesse sentido, ela é importante para definir como a sua empresa se posiciona e se diferencia no mercado. 

Por exemplo, uma empresa de cosméticos que adota a política de não fazer testes em animais inclui essa prática na sua cultura organizacional. Até mesmo normas mais simples, como a existência ou não de um dress code, são parte do conjunto de práticas que formam a essência da empresa. 

Um grande desafio, nesse sentido, é passar da teoria à prática. Os valores e comportamentos desejados são quase sempre descritos em planos para cultura organizacional, mas nem sempre se implementam no dia a dia. 

Para utilizar a cultura organizacional como uma vantagem competitiva, é preciso entender como funciona, identificar os tipos de cultura presentes na empresa e promover mudanças para fortalecê-la. 

Cultura organizacional 2

Os 4 tipos de cultura empresarial 

Existem formatos diferentes para classificar os tipos de cultura empresarial, considerando a perspetiva da gestão de pessoas, hierarquia e estrutura, entre outras. 

Para simplificar essa análise, tomamos em consideração a visão de um dos pioneiros no tema, o pesquisador Charles Handy. 

Em 1976, Handy lançou a obra “Como compreender as Organizações,” definindo a sua divisão dessas entidades em quatro tipos de cultura, com base nos canais de poder que elas possuem. 

  1. Cultura do Poder

É caracterizada pela centralização do poder nas mãos do fundador ou CEO. A partir da sua visão privilegiada, o líder movimenta cada departamento da empresa. 

  1. Cultura de Papéis

Como o nome sugere, refere-se a uma cultura pautada pela burocracia, na qual prevalecem regras e processos rígidos que prezam pela racionalidade. 

  1. Cultura da Tarefa

Corresponde a uma cultura mais flexível, centrada em projetos e resultados e que admite influência por parte das equipas responsáveis pelo trabalho. Pode referir-se a ambientes horizontais, onde não há hierarquia, e até a estruturas inovadoras como o modelo de negócio das startups. 

  1. Cultura da Pessoa

O capital humano é colocado em primeiro lugar, priorizando o bem-estar e o desenvolvimento dos talentos dos colaboradores, considerados essenciais para o sucesso da empresa. Benefícios, planos de carreira e incentivo aos estudos são algumas das características de empresas que adotam esse tipo de cultura. 

 

Como se cria a cultura de uma organização? 

A cultura organizacional de uma empresa pode ser analisada a partir de pontos essenciais comuns. Em geral, a cultura nasce dos princípios, crenças e valores dos fundadores e principais líderes da empresa. Então, a premissa de liderar pelo exemplo é levada ao nível máximo quando o assunto é cultura empresarial. 

Além dos gestores em posições mais altas, existem outros 5 elementos que influenciam na formação da cultura organizacional: 

Comunidade: influencia a cultura da empresa, ao interagir, fornecendo e adquirindo os recursos económicos necessários para o funcionamento da empresa. 

Cliente: pode modificar a cultura a partir das suas expectativas em relação à qualidade dos produtos/serviços e do atendimento. 

Tamanho da organização: impacta a cultura quanto à delegação de poder e responsabilidades. 

Natureza jurídica do proprietário: o facto de a empresa ser pública ou particular determina os níveis de corporativismo e a exigência por eficácia. 

Aspetos tecnológicos: representam a materialização de alguns valores relativamente à qualidade, empregabilidade, dimensão das atividades, etc. 

Rede de comunicação informal: é o nome dado à comunicação do dia a dia, feita, geralmente, pelos trabalhadores na ausência dos gestores.  

Essas características são avaliadas a partir da realidade de cada empresa. Assim, não adianta criar uma cultura organizacional que não tem nenhuma identificação com as características identificáveis dentro da empresa. Esse é um ponto essencial: a cultura empresarial é o espelho da empresa. 

Cultura organizacional 1

Qual a importância de uma cultura organizacional? 

A cultura organizacional é o reflexo dos valores que a organização possui, orientando os caminhos a serem seguidos e preparando a empresa para o futuro. 

Outro ponto importante é o desenvolvimento dos recursos humanos. Por se tratar de um alinhamento moral e ético, a cultura demonstra aos colaboradores quais as expectativas da empresa e qual a sua forma de agir. 

O resultado é um ambiente mais saudável que promove a produtividade, uma vez que os colaboradores deixam de se preocupar com questões externas e passam a dedicar as suas ações às tarefas a serem desenvolvidas. 

 

  1. Atração e retenção de talentos: Uma cultura sólida impacta na atração de potenciais talentos, diminuindo os esforços de retenção caso os profissionais sejam contratados de forma eficaz.
  2. Autogestão: Equipas com uma cultura organizacional positiva e forte são mais autónomas. Os gestores não precisam de repetir à exaustão as regras implícitas, pois todos já as incorporaram e as seguem. 
  3. Simplificação de processos: Quando todos incorporam a cultura organizacional, os processos da empresa tornam-se mais ágeis, uma vez que todos sabem como agir e fazem a sua parte. 
  4. Melhor clima organizacional: Uma cultura organizacional saudável e bem estruturada torna o ambiente de trabalho melhor em vários sentidos. Além de aumentar o a produtividade dos colaboradores, evita problemas de convivência, de gestão, entre outros. 
  5. Satisfação do cliente: A maioria dos clientes percebe quando as coisas estão a funcionar bem e quando não estão. Com a cultura organizacional, todos aprendem a gerir e a relacionar-se melhor! Naturalmente, quando gostamos do relacionamento com uma empresa, queremos voltar a fazer negócio com ela. 

 

Cultura empresarial: como implementar em 5 passos  

Se chegou a este ponto, provavelmente está a repensar a sua cultura empresarial e os impactos que ela tem sobre a empresa. 

Note que, mesmo nas organizações que nunca desenvolveram este tema, existe uma cultura válida no dia a dia, mas que pode ser débil, desigual e descentralizada. 

Isso significa, por exemplo, que departamentos diferentes construíram os seus próprios costumes e, possivelmente, os clientes percebem que existe uma rutura nas interações com a empresa. Também pode impactar a insatisfação generalizada dos colaboradores, uma vez que maus hábitos acabam por ser tolerados devido à ausência de lideranças fortes. 

Independentemente do cenário que despertou o desejo de mudar e implementar uma cultura forte, saiba que a transformação é possível, desde que as lideranças estejam dispostas a adaptar os componentes da cultura empresarial. 

Confira estes cinco passos para implementar uma cultura organizacional adaptada à sua empresa. 

Quais são os valores que deseja tomar como base na sua empresa? 

Se deseja uma maior qualidade nas relações, produtos e serviços, eleja o profissionalismo. Se preza por uma conduta íntegra, escolha a ética como valor.  

Faça esse exercício e aponte os elementos-chave que a empresa deve institucionalizar. 

De seguida, reúna-se com uma equipa estratégica que será a portadora desses valores, assumindo a responsabilidade de partilhá-los com os restantes colaboradores. Se a sua empresa for de menor dimensão, convide todos para essa reunião. 

Os valores da cultura são os alicerces da relação entre a sua empresa e o mundo. Então, merecem destaque em cada reunião, evento, apresentação e material utilizado para a comunicação da empresa, seja interna ou externamente. 

Esse é o caminho para que os colaboradores e clientes compreendam e passem a relacionar os valores à empresa, atuando de acordo com essas premissas. Isso pode ser feito com ações de gestão de pessoas, unindo ferramentas de comunicação, formação, eventos, feedbacks, entre outras estratégias. 

Uma prática para disseminar a cultura organizacional da empresa é investir em pessoas. Afinal, são elas que estão presentes no dia a dia do negócio. Por isso, a cultura deve ser acessível para todos, independentemente do cargo ou área. 

A atuação da liderança também tem papel estratégico. Os líderes da empresa têm a missão de disseminar os valores da organização, motivar colaboradores, oferecer feedback, entre outras tarefas que contribuem para fortalecer a cultura organizacional entre os membros da equipa. 

A comunicação será essencial nesse processo e pode ser aplicada em empresas de diferentes dimensões, basta adequar a estratégia ao tamanho e ao perfil do negócio. A utilização de banners ou mensagens internas são estratégias simples, mas que se tornam positivas para transmitir a missão e os valores da empresa. O uso de revistas, blogs, vídeos, chats internos e outros canais também são estratégias bastante utilizadas para alcançar esses objetivos. 

Além disso, ao desenvolver uma cultura de comunicação, a empresa facilita a troca de informações e feedbacks entre colaboradores e gestores, contribuindo com o ambiente corporativo e o clima da organização. 

Tão importante quanto conhecer os seus clientes, é conhecer os seus colaboradores. Por isso, não se esqueça de monitorizar a perceção que eles têm a respeito da empresa, do mesmo modo que monitoriza a satisfação dos clientes. 

Na maioria das vezes, pesquisas periódicas, combinadas com almoços ou cafés com os funcionários são suficientes para recolher feedback. 

Sempre que identificar tendências negativas, pergunte o que pode ser melhorarado e designe um ou mais responsáveis pelas ações. 

 

Exemplos de uma cultura organizacional forte 

Para compreender, em termos práticos, a importância da cultural organizacional, abordaremos agora alguns casos de sucesso de renome. 

Google 

A Google é constantemente utilizada como referência para gestão de pessoas em vários eventos de startups e empreendedorismo. 

Os funcionários da Google trabalham num ambiente informal e divertido, o que contrasta com a maioria dos escritórios, com sua arquitetura impessoal. 

Dessa forma, uma das características mais marcantes da empresa é pensar no bem-estar do trabalhador. Nesse sentido, são oferecidas refeição gratuitas, festas, viagens e prémios, além de uma série de outros benefícios aos colaboradores. Todos saem a ganhar: os colaboradores, por conseguirem mais vantagens e melhor qualidade de vida, e a empresa, por contar com profissionais mais produtivos, o que melhora os resultados da organização. 

Facebook 

A rede social é a maior do planeta, e aponta-se constantemente a influência da cultura organizacional da empresa como uma das causas principais do sucesso do negócio. 

O foco no trabalho em equipa e a comunicação aberta favoreceram a inovação e o crescimento sustentável da organização. Como estratégia, os líderes dialogam com os colaboradores de forma mais horizontal, deixando o método top-down de lado, o que contribui para o maior entendimento entre ambas as partes. 

Starbucks 

Starbucks é uma empresa multinacional norte-americana, com a maior cadeia de cafeterias do mundo. A sua cultura organizacional é parte dessa conquista. Ela é sustentada por dois pilares: sustentabilidade e bem-estar da comunidade. 

Essa cultura está tão enraizada que algumas franquias costumam dar descontos aos clientes que reutilizarem o copo de café. Além disso, as lojas têm o hábito de promover ações que alertem e estimulem a consciência ambiental dos seus funcionários e clientes. 

Apple 

A Apple é uma das empresas de tecnologia de maior sucesso de todos os tempos. Ao longo dos anos, a empresa criou uma cultura organizacional forte, em que o foco é a criatividade e a autonomia dos colaboradores no desenvolvimento das suas atividades. Com essa premissa, a liberdade dos profissionais para desenvolverem os seus trabalhos foi aumentada, o que gerou soluções mais criativas e inovadoras para a empresa. 

Netflix 

Em 2009, um dos fundadores da organização elaborou um manifesto, em que destaca as bases da cultura organizacional da empresa. 

Essa cultura foi intitulada como “Cultura Netflix: Liberdade e responsabilidade”. Como o próprio nome sugere, ela é baseada nos princípios da liberdade para os colaboradores, desde que sejam respeitadas as suas devidas responsabilidades com a empresa. 

Além disso, o documento defende o papel da manutenção das condutas e dos processos flexíveis como solução para evitar gastos desnecessários gerados por um amplo sistema de controlo. 

 

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas principais dúvidas! Acompanhe o nosso blog para ficar a par de todas as nossas dicas e novidades. 

Newsletter!

Subscreva a nossa newsletter e receba semanalmente todas as atualizações, com bónus de um ebook diferente todos os meses!

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.