Quartos de hotel inteligentes 5

A adoção dos Quartos de Hotéis Inteligentes nas estâncias hoteleiras tem vindo a ser uma grande tendência no setor, tanto pela procura deste tipo de acomodação por parte dos hóspedes, como pela vontade dos proprietários dos hotéis em modernizar, tornar mais sustentável e apreciável o seu negócio.

Neste artigo pode descobrir mais sobre o que são quartos inteligentes e porque estes podem beneficiar proprietários de hotéis e hóspedes.

Quartos de hotel inteligentes 6

O que é um quarto de hotel inteligente?

De forma simplificada, um quarto de hotel inteligente é um quarto que faz uso de dispositivos ligados à internet e com capacidades de se comunicarem ou de terem interação entre si. Estes dispositivos são alimentados pela Internet das Coisas (IoT), ou seja, o que antes eram dispositivos comuns, agora estão equipados com conectividade à internet. Esta conectividade permite, por sua vez, que estes dispositivos enviem e recebam dados e, efetivamente, se comuniquem uns com os outros. A capacidade destes dispositivos comunicarem entre si possibilita que os utilizadores controlem múltiplos dispositivos através de um único ponto de controlo, seja ele um smartphone, um comando de televisão ou um tablet.

Quartos de hotel inteligentes 7

Porque é que a tecnologia de Quartos Inteligentes se está a tornar tão importante?

Talvez a razão mais importante seja baseada no facto de poder melhorar a experiência do hóspede, uma vez que este pode controlar os dispositivos de maneira a adaptar o quarto ao seu gosto, sendo também mais fácil obter informações, comprar serviços, entre outros. Da parte do hotel, há uma redução dos custos operacionais e incentivo à redução energética. Além disso, o fator “novidade” de um quarto de hotel inteligente pode, também, ser usado para ajudar um hotel a destacar-se dos demais.

5 vantagens dos Quartos de Hotel Inteligentes

Quartos de hotel inteligentes 1
1. Personalização

Uma das principais vantagens é a capacidade de oferecer aos hóspedes um maior nível de personalização. Ao chegar ao seu quarto, o hóspede pode encontrar na sua televisão uma mensagem de Boas-vindas com o seu nome incluído, dando a ideia de que há uma atenção especial à sua estadia. Graças à IoT, o hóspede pode usar um ponto de controle central para definir as condições que deseja ter dentro do quarto: temperatura, nível de iluminação e música de fundo podem ser alguns dos elementos manipulados pelo cliente.
As smart tvs podem, ainda, oferecer aos hóspedes a possibilidade de aceder às suas contas pessoais de Netflix, HBO, entre outras.

A personalização é, desta forma, um grande aliado da Hospitalidade, fazendo com que o hóspede se sinta mais em casa e, consequentemente, mais confortável.

Quartos de hotel inteligentes

2. Sustentabilidade

Se na ótica do hóspede a maior vantagem da adoção de quartos inteligentes é a personalização, do lado da gestão hoteleira é o incremento da sustentabilidade e a consequente redução de custos. Graças à automação oferecida pela IoT, o quarto inteligente pode ser configurado para que a potência das lâmpadas seja reduzida automaticamente durante o dia, ou ainda, para que o aquecimento desligue automaticamente quando o quarto atinja uma temperatura específica ou quando esteja desocupado. Isto significa que menos energia é desperdiçada, reduzindo os custos do hotel e permitindo que o mesmo promova aos hóspedes o respeito pelo meio ambiente.

Quartos de hotel inteligentes 2

3. Experiência do cliente

O benefício mais evidente de um quarto inteligente é a melhoria que o hotel pode oferecer em termos de experiência do cliente e hospitalidade.
Para contratar serviços extra, como uma ida ao SPA, uma atividade do hotel ou ainda consultar a ementa do restaurante e reservar na hora, o hóspede nem precisa de sair do quarto. Com a implementação da UnykTV Hospitality, por exemplo, o hóspede só precisa pegar no comando da televisão, passear pelo menu, escolher os serviços/produtos que deseja adquirir e, por fim, verificar a temperatura que vai encontrar pelo caminho nesse dia para tomar decisões mais acertadas. Este pode ainda pedir um Late Check-out sem ter de sair do seu quarto nem falar com ninguém.

Quartos de hotel inteligentes 3

4. Controlo remoto do quarto

O hotel, ao ter quartos inteligentes nas suas instalações, consegue controlar remotamente o quarto, o que se torna útil quando se trata, por exemplo, de preparar o quarto para um novo hóspede, melhorando o nível de conforto com que este é recebido no check-in. Um exemplo prático: o aquecimento do quarto pode ser configurado para ligar automaticamente por um período de tempo que antecede a entrada do hóspede. Esta automação permite que o quarto esteja a uma temperatura ideal quando o hóspede entrar na acomodação, sem que seja necessário que uma equipa do hotel se desloque realmente ao quarto, economizando tempo e esforço.

Quartos de hotel inteligentes 4

5. Reparação mais rápida e confiável

A manutenção preventiva é mais um dos benefícios que as empresas hoteleiras podem desfrutar por terem quartos inteligentes. O uso da tecnologia IoT permite que o desempenho dos dispositivos eletrónicos seja monitorizado remotamente, antecipando problemas técnicos e evitando situações em que a necessidade de reparo atrapalhe a experiência do cliente. Além disso, o hotel consegue economizar  em dispositivos de reposição, pois o problema será pontual.

Se faz parte da gestão de um hotel e tem a ambição e vontade de começar a inovar o seu negócio, mas não sabe por onde começar, entre em contacto connosco!

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.