A evolução do digital signage

O passar dos anos tem mudado a forma como as pessoas se comunicam. Hoje vivenciamos essa tendência de evolução nomeadamente na crescente importância do uso do Digital Signage.

O Digital Signage, ou Sinalética Digital, é uma forma de exibir conteúdo num ecrã que pode ser atualizado e controlado remotamente. Este conteúdo, tipicamente colocado em espaços públicos, tem como finalidade orientar, divulgar ou simplesmente distrair.

Início do uso do Signage

A história do Signage remonta aos tempos antigos, quando os humanos usavam pinturas e símbolos para indicar rotas e marcar territórios. Aí nasce a essência da sinalética: referenciar o meio ambiente, implementando sinais, utilizados por diferentes povos e culturas desde os mais remotos tempos.

A sinalética evoluiu com o passar dos séculos passando a incluir letreiros, placas de metal, vidro e madeira. Durante o século XIX o signage tornou-se mais sofisticado com o uso de iluminação elétrica e néon. Com a introdução de novas tecnologias, a forma de comunicar e os propósitos do Signage alargam-se: no início do século XX a sinalética começou a ser usada para fins publicitários, com o surgimento de outdoors e letreiros néon colocados em lojas e prédios.

Na década de 1980 o comercialismo fez com que as lojas ambicionassem destacar-se. Alguns empresários deram os primeiros passos no uso de Digital Signage usando monitores CRT para exibir anúncios em tecnologia VHS. Esta abordagem criativa foi a base do Digital Signage que podemos vivenciar nos dias de hoje.

No início dos anos 2000 os monitores de tela plana tornaram-se mais acessíveis, o que fez com que o uso de Digital Signage crescesse em locais como lojas e shoppings. Assistir a um anúncio em vídeo de alta qualidade era muito mais impressionante que os arcaicos posters e banners de papel e por isso os comerciantes passaram a adotar principalmente esta forma de comunicar com os seus clientes. À medida que a qualidade de imagem dos displays de signage melhorou, os empresários começaram a verificar o impacto do uso do mesmo sobre os clientes.

O que veio depois?

Quando o uso dos monitores digitais se tornou comum, o seu impacto sobre o público começou a diminuir. O mercado estava pronto para mais inovações. Assim, o avanço do Digital Signage passou de um simples anúncio num ecrã para a tecnologia de exibição interativa. Utilizando reprodutores de media, o digital signage oferecia conteúdo mais dinâmico, controlado centralmente e atualizado de forma fácil. Foi assim a transição entre o uso de DVDs por reprodutores controlados por computador na transmissão de conteúdos nos ecrãs de Digital Signage.

Digital Signage hoje

O Digital Signage está presente hoje em qualquer lugar onde vamos: supermercados, cabeleireiros, restaurantes, hotéis, estações de autocarro… A fusão de conteúdo promocional com entretenimento, faz com que os clientes tenham uma perceção menor do tempo passado no local de venda, levando, consequentemente, ao aumento do valor de compra realizado.

Hoje, entre muitas funcionalidades, é possível a integração das redes sociais nos ecrãs. Isto permite que os clientes enquanto aguardam para se sentar num restaurante, por exemplo, visualizem os tweets ou comentários realizados nas redes sociais, no ecrã, em tempo real. O uso de QR code permite também outras formas de utilização do Digital Signage. Ao chegar à farmácia, o cliente pode com o seu telemóvel, através do QR Code, tirar a sua senha digital. Assim, quando estiver a chegar a sua vez de ser atendido, o mesmo recebe uma notificação, comodamente.

São infinitas as possibilidades do uso de Digital Signage, hoje. Mas o amanhã, de certo trará novas formas de comunicar através desta ferramenta.

Se quiser manter-se atualizado sobre as formas mais dinâmicas de comunicar com os seus clientes, recomendamos-lhe a UnykTV, que acompanha a evolução e entrega sempre aos seus parceiros a ferramenta mais sofisticada de Signage.

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.