Tenha uma ferramenta de procurement

À medida que os custos de administração de um negócio continuam a aumentar e as vulnerabilidades nas cadeias de fornecimento se tornam mais aparentes, mais organizações começam a perceber a importância de melhorar o seu processo de gestão de stock e compras.

A escassez de matéria-prima, problemas de logística global e desafios de importação de itens ocasionaram o aumento do preço das matérias-primas. Adicionalmente, a inflação da produção tornou-se mais acentuada do que qualquer outra observada antes da pandemia.

As empresas estão, mais do que nunca, a ser pressionadas por custos crescentes e desafios de logística e gastos. Com este cenário tão instável, manter a competitividade da empresa é uma missão desafiadora. Por essa razão, delineamos algumas dicas para que a sua empresa enfrente essa realidade da melhor forma.

Controle a situação

1- Mantenha o controlo da situação

Não descure da excelência no que diz respeito à gestão empresarial. Tenha os números da sua empresa nas mãos, pois o controlo real da situação é a chave para ponderar e tomar decisões mais acertadas.

Metas

2- Tenha metas

Planeie e defina as metas da sua empresa, traçando objetivos curtos e mensuráveis. Desta forma pode analisar com mais frequência os resultados e preparar planos de melhoria, quando assim necessário, agindo de forma rápida.

Controlo sobre o stock

3- Faça um levantamento do cenário atual

Garanta que tem o controlo sobre o stock disponível na sua empresa, bem como a estabilidade da sua mão de obra. Assim, terá uma análise real da capacidade produtiva da sua organização e de garantir os produtos que os seus clientes esperam adquirir.

Gerencie custos

4- Gerencie custos

Faça o gerenciamento dos custos dos produtos versus o preço de venda que pratica. Controle os índices de variações dos preços de compra e venda e acompanhe as margens de lucro, fazendo regularizações sempre que necessário.

Parceiros estratégicos

5- Alie-se a parceiros estratégicos

É fundamental que cultive relacionamentos de confiança e que se alie a parceiros estratégicos, entre eles um fornecedor de sistema de gestão transparente e seguro. Deixe a tecnologia trabalhar a seu favor.

Ao utilizar um sistema integrado de gestão (ERP) garante que tem informações em tempo real e de forma assertiva. Assim, é-lhe proporcionado mais tempo para canalizar esforços no que realmente importa: o seu negócio!

Otimize os processos da sua empresa

6- Otimize os processos da sua empresa

Com os avanços tecnológicos, já é possível controlar toda a sua operação em mobilidade, acedendo a toda a informação através de um simples browser de internet.

A desmaterialização de processos, possibilitada pela digitalização e associação de documentos (anexos) em qualquer etapa do workflow é outro grande passo para uma melhor gestão.

Lembre-se: reduzir tempo e gastos na gestão da sua empresa é um grande passo para o sucesso.

7- Dica extra: Tenha uma ferramenta de gestão profissional.

Como já explicado, a tecnologia é fundamental para que se mantenha competitivo face aos seus concorrentes. Existem softwares que podem otimizar os processos empresariais. Contudo, a escolha de um software pode ser difícil, pois caso escolha um software que não seja adequado às suas necessidades, pode ter mais um problema por resolver.

Não queremos que se sinta totalmente perdido. Assim, a nossa recomendação, enquanto especialistas é o Mobile Enterprise, software de mobilidade que integra módulos de Logística e Tesouraria com o ERP. Este sobressai-se pelo facto de ser um software ágil que vai melhorar significativamente os processos de compras e controlo de gastos da sua empresa.

Se gostava de saber como melhorar a operação da sua empresa siga este link.

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.