Agrotech transformacao digital na agricultura hero

O setor agrícola está em constante evolução e começam a surgir obstáculos, como as variações no clima, a área cultivável limitada, os problemas de infraestrutura e logística ou a falta de capital humano. Com estes obstáculos pela frente, o progresso em tecnologia e o aumento da produtividade com sustentabilidade são essenciais.

Agrotech transformacao digital na agricultura 1

O setor agrícola em Portugal

Portugal é um país com condições ótimas e singulares para a produção agrícola. Desde o ano de 2014 e até 2020, Portugal Continental vai receber 4,1 milhões de euros para agricultura, pecuária e floresta. Para além da profissão de agricultor ser cada vez mais popular, este é um dos setores de atividade com maior potencial a nível nacional.

A aposta no desenvolvimento deste segmento é uma realidade nacional, sendo dos mais significativos para a sociedade e com expetativas elevadas para os próximos anos.

Com este crescimento, os produtores agrícolas necessitam de um apoio à produção de modo a conseguirem os objetivos e quantidades expectáveis, sem descurar as normas rígidas que este setor enfrenta em termos de higiene, segurança e qualidade.

No entanto, investir numa produção agrícola e torná-la rentável, é um processo que, tal como os restantes negócios, requer uma gestão eficiente e a prática de estratégias que lhe permitam otimizar os processos produtivos para atingir objetivos. Nesse sentido, as tecnologias aplicadas à cadeia produtiva do agronegócio têm vindo a revolucionar o setor e melhorar a qualidade da produção.

Agrotech transformacao digital na agricultura 2

O que é Agrotech?

Agrotech é a chamada transformação digital no agronegócio. Assim, o termo está relacionado com a revolução digital aplicada na agricultura, seja em pequena ou grande escala, para otimizar o trabalho na produção rural e pecuária. Nesse sentido, começaram a surgir diversas empresas para auxiliarem no processo produtivo agrícola. Elas apresentam ideias criativas, inovadoras e tecnológicas.

Mapeamento de áreas por satélite, tratamento de dados em grande escala, gestão de pesagens, tecnologias para irrigação são apenas algumas das aplicações tecnológicas que estão a ser utilizadas para melhorar a performance durante todos os estágios de produção.

Agrotech transformacao digital na agricultura 3

O papel do Agrotech na transformação dos sistemas alimentares

Segundo um estudo sobre insegurança alimentar da ONU, quase 690 milhões de pessoas passaram fome em 2019 – um aumento de 10 milhões em relação a 2018 e de aproximadamente 60 milhões em cinco anos. O relatório incentiva a uma transformação dos sistemas alimentares, de forma a reduzir custos e aumentar o acesso a dietas saudáveis.

O estudo apela aos governos para que integrem a nutrição nas suas abordagens à agricultura, trabalhando para reduzir os fatores que aumentam os custos na produção, transporte, armazenamento, distribuição e comercialização de alimentos.

Assim, tornar a agricultura mais eficiente é uma necessidade imediata, e a tecnologia pode ser uma forte aliada nesta missão.

Agrotech transformacao digital na agricultura 4

Soluções Algardata para o setor agrícola

Nunca antes a tecnologia foi tão necessária para produzir mais com menos. Hoje em dia, as soluções tecnológicas permitem otimizar os processos agrícolas e pecuários, resultando num aumento de produtividade e redução de desperdícios.

Na Algardata, colocamos essas premissas em prática, ajudando as empresas do setor agrícola a otimizar processos de gestão e automatizar tarefas redundantes. Como resultado, é possível libertar os recursos humanos da empresa para tarefas mais produtivas, criando equipas mais ágeis e híbridas.

O nosso software de ponta integrado com um sistema ERP, centraliza e organiza a informação em tempo real, promovendo a agilidade das operações, a tomada de decisões baseadas em dados reais, a redução do erro humano e do desperdício e o controlo da sazonalidade. Temos a capacidade e estrutura para desenvolver as melhores e mais otimizadas soluções para satisfazer as necessidades do setor.

Solução ERP

Gestão integrada de todos os seus processos de negócio numa única plataforma tecnológica.

Software de pesagens

Gestão de pesagens e controlo de acessos, que permite simplificar e agilizar todas as operações.

Mobilidade

Mobilidade para pré-venda e auto-venda, que integra módulos de Logística e Tesouraria ERP.

Tratamento de dados em grande escala

Aplicações que funcionam em conjunto para transformar as origens de dados não relacionadas em informações envolventes e interativas.

Picagem de ponto remota

Monitorização e controlo do sistema de acessos em tempo real e à distância.

Monitorização de recursos hídricos

Solução desenhada para melhorar a gestão dos recursos hídricos, promovendo o uso de água mais eficiente e menos dispendioso

Agrotech transformacao digital na agricultura deprado

Caso de sucesso

A Algardata desenvolveu uma solução integrada de pesagens de camiões para a empresa Deprado. Todo o processo é realizado através de software Algardata, em parceria com a PRIMAVERA. A pesagem é efetuada com o Software de Pesagens que, integrado com o ERP, permite manter toda a informação atualizada e sincronizada, em tempo real.

Por sua vez, o processo logístico da chegada dos camiões para pesagem é gerido, de forma autónoma, através da APP Smart Scale, também desenvolvida pela Algardata.

A implementação da tecnologia neste projeto revelou-se fundamental, incluindo a integração de soluções como o SIGER e o tratamento de dados em grande escala, permitindo aumentar a eficiência de todo processo de logística e produção da fábrica e automatizar a transmissão de dados com a faturação.

Resultados:

Subscreva a nossa newsletter e receba semanalmente todas as atualizações, com bónus de um ebook diferente todos os meses!

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.