artigo tendencias digitais header PT 08 21 1


As demandas e os comportamentos dos consumidores surgem e mudam rapidamente, especialmente no setor de tecnologia. Tendo em consideração a crise do novo coronavírus, tais mudanças desencadearam tendências tecnológicas que irão persistir numa realidade pós-pandemia. 
 

Para enfrentar esta crise, muitas empresas recorreram à tecnologia para transferirem as atividades para teletrabalho, para colaborarem online e para manterem as relações com os clientes ativas. 

Atualmente, os negócios continuam a incorporar novos hábitos, que aliados às novas tecnologias, garantem o crescimento no mercado, o aumento da competitividade, a captação de clientes, e geração de resultados. 

Confira neste artigo as principais tendências digitais pós-pandemia e saiba que novidades esperar num futuro próximo. 

 

artigo tendencias digitais virtual reality 08 21

Realidade Virtual  

Realidade virtual é, como o nome indica, um ambiente virtual que transporta o utilizador para um ambiente simulado. Para conseguir este tipo de experiência, é preciso que o utilizador use um Head-Mounted Display (HMD), isto é, um ecrã utilizado na cabeça, ao nível dos olhos.  

A Realidade Virtual encontrou aplicações além dos jogos no nosso novo normal. Vimos, por exemplo, um aumento do uso de óculos de realidade virtual com fones para explorar destinos de viagem e participar em entretenimento online. 

As empresas também estão a utilizar cada vez mais plataformas de Realidade Virtual para realizar conferências e treinar e conectar colaboradores. À medida que continuamos a implementar práticas de distanciamento social, a Realidade Virtual apresenta um grande papel na formação das nossas futuras interações humanas.  

 

artigo tendencias digitais ai 08 21

Inteligência artificial no atendimento ao cliente 

Com o aumento do consumo online, as empresas passaram a investir em inteligência artificial para o atendimento online. Exemplos: chatbots, URA bots e automação de processos robóticos (RPA). 

Atualmente, as ferramentas de IA são capazes de render bons resultados e transformar a perceção negativa que muitas pessoas têm sobre o serviço de atendimento ao cliente. Elas representam um ganho importante, pois simulam o processamento do pensamento humano com sistemas de autoaprendizagem, a partir de mineração de dados, reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural, entre outros. O resultado é a melhoria da experiência do cliente. 

 

artigo tendencias digitais virtualizacao 08 21

Virtualização de serviços 

O propósito da virtualização é aumentar a utilização do servidor, otimizando o seu uso, mas sem precisar de comprar novos equipamentos para expandir o seu Data Center.  

Os serviços de virtualização que utilizam virtualização das funções de rede (NFV) e rede definida por software (SDN) estão a permitir que as empresas expandam, de forma rápida, o seu alcance para se conectarem a colaboradores, clientes e parceiros de negócios. 

Uma pesquisa recente com profissionais de TI realizada pela Spiceworks concluiu que 80% das empresas de pequeno e médio porte já adotaram algum tipo de virtualização de servidor. A virtualização passou a ser considerada uma arquitetura comum, e muitas empresas já assumem o compromisso de implementar todas as aplicações e soluções novas em ambientes virtualizados. Devido a todos os benefícios que apresenta, a virtualização de serviços irá, certamente, continuar a ser uma tendência nos próximos anos. 

 

artigo tendencias digitais cloud 08 21

Internet das Coisas (IoT) 

A Internet das Coisas (IoT) é uma das tendências tecnológicas que se destacou durante a pandemia. Refere-se ao facto de que, embora a internet inicialmente se referisse à rede em grande escala de computadores, atualmente, dispositivos de todos os tamanhos e formas — desde carros a utensílios de cozinha — estão conectados e partilham dados digitalmente, à escala global. 

Como acontece com todos outros aspetos da sociedade, a pandemia de coronavírus também afetou a forma como essa tendência se está a desenvolver e impactar nosso dia a dia. Numa altura em que o contacto entre humanos é limitado, a conexão entre dispositivos e ferramentas pode ajudar-nos a permanecer um pouco mais próximos. 

A IoT continuará a oferecer novas oportunidades de inovação nos negócios digitais durante a próxima década e as empresas devem garantir que possuem as habilidades e os parceiros necessários para apoiar as principais tendências e tecnologias emergentes de IoT. 

 

artigo tendencias digitais devopsec 08 21

DevOpSec 

No momento atual, quem se adaptou mais rápido, conseguiu minimizar os impactos da crise. Com isso, daqui para frente, uma tendência que deve ganhar força é adoção da DevOpSec. Quando falamos do ciclo de desenvolvimento de software, a interação humana deixa espaço para falhas – por isso, o feedback rápido e seguro é a chave para adaptação exigida. 

O DevOpSec permite a união das práticas de Desenvolvimento, Operação e Segurança com automatização, contribuindo para a segurança no desenvolvimento e nas operações. O código é compilado, os requisitos de segurança são revistos e as regras funcionais validadas. Uma vez que está tudo conferido, a produção é atualizada com uma nova versão e no final do processo o cliente é avisado que uma atualização está disponível para a sua utilização. 

A metodologia é uma alternativa para dar resposta à velocidade que o mundo digital pede, sem abdicar das credenciais de segurança e qualidade. Afinal, ter processos rápidos permite encontrar soluções rápidas e aumentar a velocidade do ciclo de feedback. 

 

artigo tendencias digitais voz 08 21

Pesquisa por voz  

Esta é uma tendência que se apoderou do mercado digital e está realmente por toda a parte. A demanda pela pesquisa e outros recursos de voz deverá continuar em crescimento. Pesquisas mostram que os utilizadores agora se sentem mais confortáveis a conversar com o Google Assistant, Siri, Alexa ou Cortana.  

As previsões agora sugerem que, nos próximos anos, 50% das pesquisas devem ser realizadas através de ativação de voz. No entanto, se implementar a pesquisa por voz na sua estratégia, precisará de considerar os tipos de pesquisas mais comuns entre os utilizadores – por exemplo, pesquisas do tipo ‘perto de mim’ são substanciais. Nesse caso, a sua empresa deve certificar-se que cria conteúdos e utiliza palavras-chave com foco em localização, para atrair parte do público que realiza pesquisas por voz. 

 

artigo tendencias digitais saass 08 21

Software as a Service (SaaS) e investimentos em nuvem  

Uma tendência tecnológica que deverá permanecer pós-pandemia, é o investimento em Software as a Service (SaaS) e tecnologias Cloud, incluindo soluções que facilitam o trabalho remoto, a construção remota de aplicações e as operações remotas.   

SaaS é um modelo comercial que revolucionou a indústria de software e também pode transformar a gestão da sua empresa. A sigla parece complicada, mas significa simplesmente “software como serviço”: uma forma de vender sistemas na forma de serviços em vez de produtos. Assim, não precisa se preocupar com a instalação, manutenção ou atualização do software: basta utilizar o seu browser para aceder o serviço 100% online e usar todas as funcionalidades que a sua empresa necessita. Essa praticidade tornou o SaaS um modelo altamente popular no mundo inteiro. 

 

artigo tendencias digitais queue 08 21

Solução de Gestão de Filas de Espera 

Concebidas para organizar, gerir e ordenar fluxos de pessoas, as soluções de Gestão de Filas de Espera, permitem otimizar o atendimento em locais onde é necessário gerir uma fila de espera, fornecendo a quem é atendido uma experiência otimizada e segura e aumentando a produtividade de quem atende.  

Já conhece a solução de Gestão de Filas de Espera da Algardata? Esta solução permite criar uma experiência única, livre de stress e com qualidade para o seu público. Evite elevadas concentrações de pessoas, aumente a segurança e potencie o atendimento de forma ordeira, sem a necessidade de senhas de papel. 

 

O “novo normal” já está em vigor e a tecnologia terá um papel fundamental no mundo que está a ser criado a partir desta crise. A pandemia tornou os negócios mais digitais do que nunca, e isso exigirá das empresas, a implementação de soluções adequadas às necessidades da sociedade atual – seja utilizando DevOpSecs na criação de novos processos, investindo em Software as a Service (SaaS) ou optando por serviços de virtualização. 

Subscreva a nossa newsletter e receba semanalmente todas as atualizações, com bónus de um ebook diferente todos os meses!

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.