7 dicas para uma gestão de stocks mais eficaz

7 dicas para uma gestao de stocks mais eficaz 1

A gestão de stocks inclui muitas variáveis e é altamente personalizável de acordo com a área, a dimensão e a estratégia de cada empresa.

Se pretende que o seu negócio cresça, considere que uma gestão mais eficiente do seu stock fará toda a diferença na rentabilidade da sua empresa e nos níveis de satisfação dos seus clientes.

Um dos desafios de todas as empresas que lidam com stocks, independentemente do seu setor, é assegurar um equilíbrio entre ter stock que satisfaça os pedidos dos clientes e ter excesso de mercadoria, respondendo assim à demanda do mercado e maximizando a rentabilidade do negócio.

Com a pandemia, muitas empresas apostaram numa gestão mais inteligente dos seus sistemas logísticos, por perceberem que é um dos fatores críticos para o seu sucesso e que, na grande maioria, não estavam preparadas para uma rotação tão grande do stock.

Descubra neste artigo 7 dicas para conseguir ter uma gestão de stock eficiente, e que pode começar já a utilizar na sua empresa.

7 dicas para uma gestao de stocks mais eficaz 2

Mas o que é o stock?

O stock é a quantidade de mercadorias, produtos ou matérias-primas armazenadas para um determinado fim, como a venda, distribuição ou exportação, desde o momento em que entram e saem da sua empresa.

Como fazer uma boa gestão de stocks?

Apesar de ser um processo complexo e de depender da dimensão da empresa, natureza do stock, assim como do tipo de negócio, existem diversas técnicas transversais que poderão fazer realmente a diferença.

Siga estas 7 dicas para fazer uma gestão de stocks mais inteligente:

7 dicas para uma gestao de stocks mais eficaz 3

1- Realize auditorias regulares

De forma manual ou utilizando softwares de gestão de stock automáticos conectados aos pontos de venda, acompanhe o stock que tem disponível de forma regular. Assim, conseguirá identificar a quantidade real de stock, que artigos têm mais saída, que produtos já não podem ser comercializados ou que ficam constantemente em “stock morto”. Detete erros quando ainda vai a tempo de os corrigir!

7 dicas para uma gestao de stocks mais eficaz 4

2- Defina processos e responsabilidades

A forma mais eficaz de evitar falhas e de manter os seus stocks organizados é através da definição de um processo de controlo. Estabeleça um método, defina rotinas de verificação e atribua responsabilidades claras a cada membro da equipa. Por exemplo, estabeleça que, de cada vez que um artigo é vendido, determinado colaborador deve atualizar o stock disponível na loja.

7 dicas para uma gestao de stocks mais eficaz 5

3- Identifique cada tipo de artigo

Quer seja de forma manual, através de código de barras ou de outro sistema, cada um dos produtos em stock deve estar devidamente identificado em termos de código de produto, quantidade, descrição ou outros detalhes relevantes – como a origem, o lote ou o fornecedor. Uma etiquetagem eficaz facilita a identificação dos artigos, evita trocas de produtos, e torna mais fácil identificar a sua localização e o controlo das quantidades disponíveis.

7 dicas para uma gestao de stocks mais eficaz 7

4- Registe os artigos assim que são recebidos

Assim que recebe uma encomenda, faça o seu registo. Esquecer esta rotina é um dos primeiros passos para perder o controlo de todo o processo. Se vender um artigo antes de ele estar devidamente registado, muito provavelmente irão ocorrer erros sucessivos cuja origem será mais difícil de identificar e com repercussões que lhe poderão custar muito dinheiro.

7 dicas para uma gestao de stocks mais eficaz 6

5- Defina um plano de emergências

Por mais eficiente que seja o seu processo de gestão de stocks, eventualmente poderão surgir desafios. Considere o que pode correr mal e prepare um plano para fazer face a todos esses problemas. Tenha em mente os seguintes fatores:

Que impacto terá o problema na globalidade do seu negócio?

Que passos deverão ser seguidos para resolver o problema?

Que alterações deverão ser feitas para diminuir os riscos de nova ocorrência?

7 dicas para uma gestao de stocks mais eficaz 8

6- Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores

Uma boa gestão de stocks está relacionada com a sua capacidade de agir rapidamente e adaptar-se às mudanças. Nesse sentido, quer precise de devolver um produto que não está a conseguir escoar, adquirir outro produto mais rapidamente do que o habitual, ou solucionar um problema de falta de qualidade de um artigo, precisa de ter uma boa relação com os seus fornecedores. Se existir uma relação de confiança, mais facilmente um fornecedor o ajudará a resolver qualquer problema que possa surgir.

7 dicas para uma gestao de stocks mais eficaz 9

7- Implemente uma solução de Gestão de Armazém e Logística

Aumente a eficácia e diminua significativamente os tempos consumidos em tarefas de receção, expedição e contagem de artigos com uma solução de Armazém e Logística. O Mobile Logistics é a solução que torna as tarefas logísticas mais rápidas e eficientes. O inventário é realizado ao momento. Assim, não tem que parar toda a empresa para garantir que os stocks estão atualizados e corretos. Com a ferramenta certa, as suas atividades de armazém são céleres e rigorosas. Através de um dispositivo móvel, assegure uma operação com elevados índices de desempenho. Garanta uma maior rapidez e eficiência no tratamento de encomendas, diminuição de erros e maior capacidade de realizar previsões assertivas.

Ao seguir estas dicas e recomendações para realização e desenvolvimento da gestão de stock, conseguirá garantir uma maior eficiência do negócio. Acompanhe o nosso blog para ficar a par de todas as nossas dicas e novidades!

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.