5 tendencias tecnologicas para aumentar a produtividade em 2021 e 2022

A pandemia mudou drasticamente a forma como as empresas trabalham diariamente, promovendo o teletrabalho e, consequentemente, a utilização de ferramentas tecnológicas capazes de dar resposta a esta nova realidade.

O trabalho remoto exige acesso remoto para os colaboradores. No entanto, as fraquezas estratégicas em termos de tecnologia e utilização dos recursos disponíveis tornaram-me bastante evidentes nas organizações menos digitalizadas.

Para contrariar os erros do passado, as empresas estão a incorporar novos hábitos, que aliados às novas tecnologias, garantem o crescimento no mercado, o aumento da competitividade, a captação de clientes, e geração de resultados.

Confira as principais tendências tecnológicas para aumentar a produtividade em 2022 e mais além.

Cloud

“Não é seguro”. “Não podemos dispor do tempo necessário para o projeto”. “Os nossos sistemas são pagos, porquê mudar para uma subscrição?” Esta lista de desculpas para justificar que se evite a migração para a nuvem é longa e variada. No entanto, quando a COVID-19 nos atingiu em 2020, aqueles que não estavam na Cloud perderam a produtividade dos colaboradores, causando potencialmente altas perdas monetárias. Afinal, onde estava a secção “Pandemia Global” no plano de continuidade do negócio?

A priorização dos esforços de transformação digital passou precipitadamente do fim da lista de prioridades para o início. Dessa forma, a transformação digital na Cloud vai continuar à medida que as empresas se preparam para a incerteza e lidam com o seu legado de aplicações on-premises, à medida que o teletrabalho persistir.

O Cloud Computing, por exemplo, é uma estratégia de TI cada vez mais adotada. Proporciona maior flexibilidade de acesso aos conteúdos, bem como ao processamento de dados e a execução de diversas tarefas online, permitindo tornar os dados da sua empresa mais seguros e acessíveis para a sua equipa. As empresas que já tinham integrado esta tecnologia encontraram menos obstáculos neste novo cenário de adaptação e têm conseguido minimizar os efeitos do cenário de crise provocado pela pandemia.

Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial (IA) já é considerada primordial para a transformação digital da sociedade. Esta tecnologia está a influenciar a forma como trabalhamos, ao melhorar as operações de muitas empresas. A pandemia apenas tornou a sua utilização ainda mais comum. Ela é usada, por exemplo, para facilitar a execução de diversos processos e otimizar a tomada de decisões.

A inteligência artificial ajuda as empresas a ganharem uma vantagem no mercado através de uma melhor automatização, melhor tomada de decisões e, claro, maior produtividade! Quer se trate de um algoritmo simples que melhore os relatórios, um conjunto de automatização AP baseado na nuvem ou um módulo ERP que o seu departamento de contabilidade possa utilizar, as soluções de AI estão disponíveis e concebidas para resolver problemas empresariais específicos.

A IA tornar-se-á cada vez mais difundida e necessária à medida que as empresas procuram automatizar os seus processos e melhorar a produtividade dos trabalhadores à distância.

Ferramentas para Eventos Virtuais

A COVID-19 não só tem afetado a nossa economia, saúde e vida pessoal e social, como também tem essencialmente desafiado a forma como as próprias marcas se comercializam, especificamente sob a forma de realização de eventos, conferências e exposições.

Temos visto múltiplos eventos empresariais e editoriais a realizarem-se online, desde cimeiras a entrega de prémios e muito mais. Será que os eventos virtuais acabarão por se tornar a norma? Ou será que todos voltaremos simplesmente ao normal? Bem, com eventos virtuais, não só as organizações e marcas podem comprometer-se a reduzir a pegada de carbono e o desperdício, como os colaboradores podem também dedicar mais tempo a tarefas relevantes ao invés de perderem tempo ao deslocarem-se a um espaço físico.

Uma mudança e um novo planeamento para adotar uma abordagem mais atenciosa e sustentável para a realização de eventos virtuais a longo prazo poderia, de facto, ser uma mais-valia. Para tal, é necessário que as empresas tenham as ferramentas certas para organizar eventos online de forma segura e eficiente. Utilizar a tecnologia a seu favor, pode garantir experiências únicas aos participantes do seu evento, além de proporcionar-lhe uma vantagem competitiva.

Ferramentas de produtividade melhoradas

Trabalhar a partir de casa pode tornar-se um aspeto permanente para alguns perfis profissionais, com restrições de localização já não sendo um problema, uma vez que os executivos das empresas líderes afirmam ter melhorado a produtividade durante a pandemia em curso. Equipas ou organizações que nunca trabalharam remotamente no passado estão a encontrar novos problemas com o software que estão a utilizar atualmente. Esperam encontrar ferramentas mais recentes que adotem abordagens únicas a uma série de necessidades organizacionais, como a partilha de ficheiros, a gestão remota de tarefas, a gestão de clientes e a gestão de tempo. Uma ferramenta de produtividade completa proporcionará uma integração adicional harmoniosa, oferecendo uma experiência melhor e mais suave aos seus utilizadores em múltiplas plataformas.

Soluções de cibersegurança e proteção de dados

É claro que os modernos locais de trabalho digitais podem trazer novos riscos, desde hacking e violações de dados a sofisticadas fraudes de e-mail, à medida que mais colaboradores trabalham a partir de casa utilizando os seus dispositivos pessoais.

O Cyber Intelligence Centre da Deloitte notou um pico nos ataques de phishing e de resgate, em que o COVID-19 foi utilizado como isco. O Grupo de Análise de Ameaças do Google também detetou mais de 240 milhões de mensagens de spam por dia relacionadas com a pandemia.

As organizações estão em vias de intensificar os seus processos de segurança, incluindo nos seus processos, tecnologias como a autenticação de dois fatores, a segurança adequada ao BYOD (Bring Your Own Device), permissões de segurança meticulosas, fatores de conformidade e avisos regulares para os utilizadores atualizarem as suas palavras-passe.

O custo de ignorar estes novos riscos cibersegurança pode ser elevado, levando as empresas a perdas de produtividade consideráveis. Além disso, haverá também uma necessidade crescente de as organizações fornecerem recursos e formação aos colaboradores sobre a melhor forma de evitar os riscos de segurança.

Já conhecia alguma destas tendências tecnológicas para aumentar a produtividade? Acompanhe o nosso blog para ficar a par de todas as nossas dicas e novidades!

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.