Header regresso as aulas 09 21

Nos últimos anos, a tecnologia tem promovido uma grande transformação digital que se reflete no panorama educativo, a nível nacional e internacional. O giz e a ardósia estão a cair cada vez mais em desuso e hoje em dia, as crianças são incentivadas a desenvolver as suas atividades no computador e os tablets são utilizados nas salas de aula para estimular o ensino.

As aulas estão já a pouco tempo de começar e esta é a altura ideal para pensar no tipo de tecnologia que vai ser necessária para o arranque do novo ano letivo.

O regresso às aulas implica sempre um investimento por parte das famílias, do ensino primário ao universitário. Os cadernos, os materiais, e agora também os gadgets, cada vez mais imprescindíveis.

Conheça uma lista de bens tecnológicos importantes para este novo período letivo.

Imagem1 regresso as aulas 09 21

Computador portátil

Sabia que 53% dos professores acreditam que o maior acesso dos estudantes aos computadores individuais facilita o ensino? Um dos objetos mais importantes para a escola é, sem dúvida, o computador portátil. As pesquisas na Internet, a elaboração de trabalhos, a consulta do e-mail e o acesso a conteúdos extracurriculares são atividades essenciais na vida de um estudante.

Quer esteja na universidade, a fazer uma formação ou sejam os seus filhos a regressarem à escola, um portátil leve e poderoso ajuda-o a realizar tudo com mais eficiência.

O portátil HP Stream 11 Pro G5 11.6″ é ideal para estudar na escola, em casa, na biblioteca ou até no café. Com apenas <18 mm de espessura e um peso inicial de <1,3 kg, foi aprovado em testes MIL-STD 810G, IP 41 e no teste de queda a uma altura de 76 cm em betão.

Quanto às suas especificações, destaque para o processador Intel Celeron Dual Core 1.1 Ghz, 64 GB de capacidade e uma bateria com autonomia de até 12 horas. Este é um portátil capaz de lidar com muitas tarefas em simultâneo, mesmo que sejam pesadas, como por exemplo a edição de vídeo.

Imagem2 regresso as aulas 09 21

Desktop

Mas a utilização de um computador portátil nem sempre é feita da forma mais produtiva. O ecrã é menor, o que impacta na postura corporal pelo que, para trabalhar em casa, aconselhamos a utilização de um monitor, rato e teclado externos.

É certo que este equipamento não pode ser transportado como um portátil, mas é uma boa escolha se os seus filhos precisarem de um ecrã maior, algo que apenas consegue obter num monitor de um PC desktop, ou se se sentirem mais confortáveis com um teclado maior, algo que também não se consegue com a maioria dos portáteis.

Imagem3 regresso as aulas 09 21

Tablet

O computador portátil é muito útil para um estudante, mas não será a única solução possível. Existem muitos modelos de tablets versáteis que são capazes de corresponder às expetativas até do aluno mais exigente, que pretende tecnologia que o ajude a ser produtivo.

Pela sua ergonomia e portabilidade, os tablets são ótimos para utilizar em casa e também para levar para a escola, de forma a transportar todos os trabalhos e apontamentos. Cabem confortavelmente em qualquer mochila, mala ou até carteira de senhora e podem, desta forma, ser levados para qualquer lugar.

Dos mais acessíveis, até aos mais avançados, há vários tablets adequados para as necessidades de um estudante. Estes são os que recomendamos.

O Galaxy Tab A da Samsung tem uma boa relação qualidade/preço. Com 2 GB RAM e 32 GB de armazenamento interno, é ideal para correr a maior parte das aplicações atuais, incluindo apps de documentos e muitas outras usadas recorrentemente por estudantes.

A mesma marca também disponibiliza o Galaxy Tab S6 Lite, um tablet Android completo, que conta com um ecrã de 10,4 polegadas e um design fino e leve. O display grande, com boa resolução, proporciona bastante conforto para assistir a vídeos, visualizar páginas de artigos, e até mesmo para escrever ou desenhar, utilizando a S Pen.

Imagem4 regresso as aulas 09 21

Smartphone

O telemóvel em sala de aula, com acesso à internet, é uma ferramenta poderosíssima que poderá ajudar os alunos a construir um caminho individual de aprendizagem, caso seja utilizada com sucesso. O acesso a ferramentas de verificação do seu próprio trabalho, a simuladores ou a outro tipo de informação permite a cada aluno aprender de forma autónoma e desenvolver competências cruciais para a sua formação integral.

Para além disso, um smartphone permite a instalação de apps para aumentar o rendimento neste regresso às aulas. O nosso conselho vai para o Samsung Galaxy A12, um smartphone de 2020, que pesa 205 gramas. Possui uma tela de 6.5 polegadas, uma câmara de 48 MP e uma memória de 32GB 3GB RAM. O processador é Octa Core 2.3GHz + 1.8GHz. Já da marca Xiomi,

Esta opção da Xiaomi é muito semelhante à da Samsung. Partilham grande parte das especificações, nomeadamente, o processador, capacidade de RAM e armazenamento. O Redmi 9 é um produto com poucos concorrentes em termos de multimídia graças à câmara de 13 megapixels que permite ao Redmi 9 tirar fotos fantásticas com uma resolução de 4128×3096 pixels.

Imagem5 regresso as aulas 09 21

Internet

Depois de decidir sobre o tipo de material tecnológico que irá comprar, também deverá garantir que em sua casa há uma boa ligação à Wi-Fi. Tudo estará dependente da ligação à Internet, pelo que uma conexão estável é fundamental: irá precisar de um router com wireless.

O ideal é uma conexão Ethernet através de um cabo de rede, porém, esta solução pode não ser viável em todos os locais da casa. Mesmo que o seja, o equipamento pode não ter uma entrada para o cabo de rede, o que acontece no caso dos tablets, por exemplo.

Ligar-se à rede através da Wi-Fi poderá ser a opção mais prática, mas deve assegurar que está a evitar os elementos que possam prejudicar esta ligação. Mesmo que esteja a fazer os possíveis, se tiver uma habitação grande ou precisar de rede estável em várias divisões, um router pode não ser o suficiente.

Nesses casos, poderá necessitar de um repetidor de rede, que aumenta o sinal proveniente do router, ou um sistema mesh, o qual vai criar uma rede sem fios que vai substituir completamente a rede que é criada pelo router, ou até uma powerline, um dispositivo que distribui Internet por meio da rede elétrica da casa.

Acompanhe o nosso blog para ficar a par de todas as nossas dicas, notícias e novidades!

Subscreva a nossa newsletter e receba semanalmente todas as atualizações, com bónus de um ebook diferente todos os meses!

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.