Dicas para gestao de PME 1

A gestão financeira é extremamente importante para a subsistência de um negócio, principalmente, quando falamos de PME.

Isto porque as empresas deste porte precisam de acompanhar de perto a área administrativa para garantir a sua estabilidade.

Neste artigo mostramos 5 dicas indispensáveis para garantir que a gestão financeira do seu negócio é um verdadeiro sucesso.

O que é gestão financeira?

Gestão financeira, ou administração financeira, é um conjunto de ações e procedimentos utilizados para acompanhar e controlar todo o dinheiro de uma empresa.

Serve para ajudar o empresário a acompanhar o dinheiro que entra na empresa, assim como o dinheiro que é gasto. É essencial manter este acompanhamento para manter a saúde financeira e um fluxo de caixa positivo.

A gestão financeira está integrada como parte fundamental dos pilares da administração empresarial, juntamente com a gestão comercial, de vendas, fiscal e de stock.

Um ponto bem importante sobre a gestão financeira é que, através dela, é possível saber se o negócio está com lucro ou não, devido ao registo e análise das movimentações que acontecem diariamente.

Esta gestão permite ainda, saber os motivos que levaram à redução dos lucros ou mesmo perdas de dinheiro e assim corrigir potenciais erros.

1 – Planear

Planear, planear e planear. Para sua empresa ter sucesso, é preciso que tudo seja muito bem planeado. E, por isso, é muito importante ter um planeamento financeiro, de gastos, de investimentos.

Esses planos são cruciais para que seja possível ter uma visão do caminho a seguir pela empresa.

E, com um plano adequado, o gestor adquire melhores condições para tomar decisões que são fulcrais para o crescimento do negócio.

2 – Estabelecer indicadores para a gestão financeira

Indicadores, indicadores-chave ou KPIs, independente do termo escolhido, todos são usados para acompanhar a performance. Estes indicadores são utilizados para demonstrar os resultados positivos e negativos de uma determinada ação.

Um exemplo de um destes indicadores que é preciso acompanhar é o capital de giro, se houve um aumento ou uma redução.

É indispensável estabelecer estes indicadores, só com eles é possível demonstrar se as estratégias implementadas estão a trazer os resultados esperados pela empresa.

3 – Determinar um orçamento para gastos

Determinar um valor para gastos ou orçamentos fixos para os custos do negócio, é considerada uma ação de grande eficiência, uma vez que garante o controlo sobre o dinheiro que sai da caixa e garante a segurança das atividades essenciais.

Este orçamento deve ser estabelecido de uma maneira que cubra as necessidades e salde todos os custos da organização sem gerar dívidas.

4 – Acompanhar o fluxo de caixa

Com o fluxo de caixa é possivel controlar e ter uma visão mais ampla do dinheiro que está a entra e a sair do negócio.

É aí que são registadas detalhadamente todas as entradas e saídas e pode ser atualizado diariamente, semanalmente ou quinzenalmente.

A partir dos dados registados, é possível comparar os valores e verificar se a empresa tem mais dinheiro a entrar ou a sair da caixa.

É essencial alimentar e manter o fluxo de caixa atualizado constantemente para se ter uma visão real da saúde financeira do negócio.

5 – Contar com a tecnologia sempre que possível

Muitas empresas acham que utilizar um software é um gasto para a empresa. Mas, na verdade, é um grande investimento.

A empresa pode beneficiar de automatização dos processos para melhorar a produtividade ou contar com ferramentas tecnológicas para tomar decisões mais assertivas com menos erro humano.

Esse tipo de ferramenta permite uma melhor analise de dados obtidos através de relatórios organizados e detalhados, resultando numa poupança de tempo para outras tarefas mais exigentes, aumentando a produtividade.

Sempre que possível, conte com a tecnologia para melhorar o desempenho do negócio e dos recursos humanos.

Esperamos que consiga aplicar estas dicas em prática na sua empresa e assim, conseguir aumentar os resultados, a produtividade e os lucros.

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.