O que e Log4j a falha de seguranca que esta preocupar empresas e especialistas

Esta vulnerabilidade foi encontrada numa biblioteca de software utilizada por muitas empresas em aplicações web.
Uma falha de segurança na biblioteca de software Log4j está a deixar os especialistas preocupados. A ferramenta é utilizada em diversas empresas por todo o mundo e a vulnerabilidade pode facultar acesso a áreas sensíveis.

O que e Log4j a falha de seguranca que esta preocupar empresas e especialistas 1

O que é o Log4j

A Log4j é uma biblioteca do Apache que ajuda os desenvolvedores de software a fazer “logging”, um processo que permite guardar registos de interações, envio de informações, processamento de dados e resultados de uma determinada ação.
O “logging” permite guardar esse registo para analisar o comportamento de uma aplicação ou acompanhar as mudanças feitas durante o desenvolvimento do programa.
A Log4j tem uma série de funcionalidades para esse fim e é usada em aplicações Java, muito populares por todo o mundo.

O que e Log4j a falha de seguranca que esta preocupar empresas e especialistas 2

Como ocorre a falha

A falha na Log4j permite que um hacker insira código ativo no processo de registo. Esse código, diz para o servidor que armazena o software executar um comando que o hacker deseja, que pode variar de acordo com as intenções de quem ataca.
A Cloudflare, um fornecedor de serviços de internet, exemplificou a falha com um sistema de faturas. Uma aplicação pode registar um log quando o primeiro nome de um cliente não for encontrado.
Com esta informação, um hacker pode fazer um pedido com um primeiro nome que possui o código que ativa a vulnerabilidade e, através de uma base de dados, executar um comando que lhe facultará acesso aos sistemas da empresa.
A vulnerabilidade é crítica, o que significa que a falha pode dar controle de uma máquina ou um servidor ao hacker.
O problema foi revelado publicamente por um investigador de segurança da empresa chinesa de tecnologia e Ecommerce Alibaba Group, segundo um comunicado da Apache, organização sem fins lucrativos que mantém a biblioteca Log4j.
“A vulnerabilidade de execução de código remoto da Apache Log4j é a maior e mais crítica da última década”, disse à Reuters Amit Yoran, presidente-executivo da Tenable, uma empresa de cibersegurança e fundador da Equipa de emergências de cibersegurança dos Estados Unidos.

O governo dos EUA enviou na sexta-feira um alerta ao setor privado sobre a falha e o risco que ela representa, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Juan Andres Guerrero-Saade, investigador de cibersegurança da empresa SentinelOne, chamou o problema, “uma daquelas vulnerabilidades dignas de pesadelo e praticamente não há forma de se preparar para ela”.

O que e Log4j a falha de seguranca que esta preocupar empresas e especialistas 3

Correção disponível

Até agora, não foi reportado nenhum grande incidente publicamente como resultado da vulnerabilidade.
Foi divulgada pela Apache uma correção para a vulnerabilidade, mas os especialistas em segurança afirmam que vai ser necessário tempo para localizar o programa defeituoso e implementar as soluções, já que a correção não é aplicada de forma automática.
O que muitos dos especialistas temem agora é que a falha possa ser usada para transmissão de malware que ou destrua dados ou os sequestre. Os investigadores de segurança estão a assistir a um crescimento alarmante na atividade de grupos de hackers que estão a tentar aproveitar-se do problema para espionagem, segundo a Reuters.

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.